Em 1922, foi elaborado um projeto para a construção de um ramal da estrada de ferro, ligando Patos - Santa Luzia - Juazeirinho. Esta obra chegou a ter os serviços de preparação dos leitos iniciados. Esse ramal deveria ter 46 Km de extensão, dos quais 3.440 m já estavam construídos e 6.380 m em construção, 46 bueiros, 3 pontilhões e uma ponte de concreto armado construídos e 2 pontilhões em construção.
Obras d'artes já em fase de conclusão. |
No entanto a ferrovia não foi concluída por ordens da chamada comissão Rondon (Marechal Rondon), que no parecer cita o seguinte: " ... o ramal sem prejuízo poderia esperar para ser construído, a terminação das grandes açudagens e dos canais de irrigação, mesmo porque é de presumir que só passa a ter tráfego apreciável depois de removido as causas das secas." (Almeida, 1980: 356-7).
Obras d'artes |
Algumas dessas obras d'artes podem ainda ser encontradas próximas a cidade de Santa Luzia, numa distância não mais que 7 km no sentido Santa Luzia - Junco do Seridó no sítio Olho D'água. São bueiros construídos em pedras e alvenaria, aterros e cortes prontos para o assentamento dos dormentes como vemos nas fotos abaixo.
Fotos das construções próximas a cidade de Santa Luzia |
Dados bibliográficos:
ALMEIDA, José Américo de. A PARAÍBA E SEUS PROBLEMAS. 3º Ed. João Pessoa: A UNIÃO, 1980.
Escrito por: Francisco Roberto Ferreira.
(TCC da Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Geociências - Bacharelado em Geografia: ESTAGNAÇÃO ECONÔMICA E CRESCIMENTO URBANO EM SANTA LUZIA - PB). João Pessoa, 1995.
Fotos: Acervo de Mário Ferreira - 2009
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