sábado, 17 de março de 2012

Segunda Expedição ao Pico do Yayu

Expedição Carmita Ferreira


No dia 16 do andante(1), os Srs. Antônio Cesarino da Nóbrega, Valder de Souza, José Morais, Francisco Fernandes, Hipolito Medeiros, Ademar Medeiros, Jeová Batista, Roberval Elizeu, Homero Vilar, Francisco Antônio da Nóbrega, Mário Ferreira de Medeiros, Pedro Benício, Francisco de Assis Pereira, Cícero Aprigio, Olavo Agripino, Luiz dos Santos Oliveira, Francisco Raimundo de Medeiros, Antônio Matias dos Santos e D. Carmita Ferreira, escalaram o Yayu, monolito com 400 metros de altura, situado neste município de Santa Luzia(2) e que foi escalado pela primeira vez, em fins de 1918, por caravana chefiada pelo desembargador José Flóscolo da Nóbrega ao tempo acadêmico de direito. Do ponto Mais alto, foram avistadas, através de binoculos, as cidades de Santa Luzia, São Mamede e Patos.

Mário Ferreira assina a lista de presença.

No Pico do Yayu, encontraram os excursionistas molucos que já haviam sido encontrados pelo Dr. José Flóscolo da Nóbrega, deixando ali, no ponto mais alto, uma bandeira com as cores branca e azul. Cores da bandeira do Yayu Club, desta cidade.

Carmita Ferreira

Dona Carmita Ferreira foi a primeira mulher a subir ao Yayu, razão porque, a expedição tomou o nome de "Expedição Carmita Ferreira".

Notas:
(1) Essa expedição foi realizada na década de 50, no entanto não lembro o ano exato.

(2) Atualmente o pico do Yayu está localizado no munícipio de São Mamede, mas que antes era distrito de Santa Luzia.

Fonte: Acervo particular de Mário Ferreira de Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário